05 junho 2017

RESENHA: FRANKENSTEIN OU O PROMETEU MODERNO


Título: Frankenstein ou Prometeu Moderno
Autor: Mary Shelley
Editora: DarkSide
Páginas: 304
Sinopse: A Edição Definitiva De Uma Obra-Prima Do Terror. Duzentos anos após sua criação, Frankenstein continua vivo – e mais atual do que nunca. Conheça a história original, com toda a sensibilidade e o terror que o cinema nunca conseguiu mostrar. Um cientista obcecado que desafia as leis da natureza e põe em risco a vida daqueles que ama. Uma criatura quase humana que deseja ser um de nós, mas só encontra medo, ódio e morte pelo caminho. A obra-prima de Mary Shelley que deu origem ao terror moderno está de volta, numa edição monstruosa como só a DarkSide® Books poderia lançar: capa dura, tradução primorosa, ilustrações inéditas do artista brasileiro Pedro Franz, além de quatro contos extras que versam sobre o mesmo tema do romance. Impresso em duas cores: preto e sangue. Um livro que todos deveriam ler e reler ao longo da vida. A edição definitiva para se guardar para sempre. Frankenstein é um dos primeiros títulos da coleção Medo Clássico, sempre com texto integral, extras, notas e ilustrações exclusivas de renomados artistas brasileiros, em um projeto feito de fã para fã por quem ama e reverencia os grandes mestres da escuridão.



De uns tempos pra cá ando revivendo os clássicos na minha vida, tanto literários quanto os filmes e é uma delícia isso. Porém Frankenstein é um que nunca havia lido. Da história original eu conhecia apenas o que filmes e desenhos haviam me mostrado. Ganhei o livro do meu namorado mas admito que demorei a embarcar de verdade na leitura por preguiça mas quando engatei a ler, não parei mais. Quando se ouve o nome Frankenstein, a primeira coisa que nos vêm à mente é a face disforme da criatura porém o que muita gente não sabe é que esse é  sobrenome do seu criador.

Por mais que esse seja um livro antigo e repleto de palavras espalhafatosamente rebuscadas, a leitura é bem fácil, fluindo sem que seja difícil o entendimento. Logo de início já é possível perceber o que fez com que essa história virasse um clássico, ela nos deixa cheios de perguntas sobre o Homem e sua forma de pensar além de narrar todos os acontecimentos de uma forma poética e gostosa de ler, como um verdadeiro romance gótico. Além de que a mensagem que ela passa, continua se encaixando perfeitamente nos dias de hoje.

Victor Frankenstein cresceu em uma família que o amava e com boas condições financeiras. Porém, sempre teve muito interesse na ciência e ao viajar para estudar, torna-se obcecado em tentar encontrar uma forma de criar vida e ele vai deixando que isso o consuma aos poucos. Victor obviamente consegue, claro, senão não teríamos história mas abandona a criatura na primeira oportunidade. O arrependimento sendo instantâneo. 

Os acontecimentos do livro são narrados de forma leve, sem contar que a editora teve todo o cuidado na diagramação do livro que assim como de costume da mesma , é de capa dura e um visual maravilhoso. As páginas são amarelas e cheias de ilustrações de anatomia ou imagens que casam com o que está ocorrendo na história. Vale muito a pena embarcar nele, deliciar-se com cada página ali. 

Frankenstein mesmo tendo sido lançado originalmente em 1818, continua nos fazendo questionar sobre o caminho para o qual estamos seguindo e sobre o quão ambiciosa e desprezível a mente humana pode ser. A criatura sem nome que mesmo com a aparência horrível, continua sendo humana vagando pelo mundo e conhecendo por si só a maldade do homem com aquilo que lhe é diferente deixa a questão: quem é o monstro realmente, ela de aparência feia e abandonada sem conhecer o que havia ao seu redor e só recebendo ódio, seu criador que o abandonou assim que o viu com vida ou o mundo que despejou desprezo pela criatura? 

15 comentários:

  1. Não faz muito o meu estilo, mas ótima dica :)
    Beijos,
    http://www.juliechagas.com

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca li esse livro!? Mas morro de vontade. Vou providenciar um exemplar para ontem!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li, não é muito o tipo de livro que eu curto :/ beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  4. Bem diferentes dos livros que conheço, mas é uma boa opção.
    Beijos

    http://dicaspordrica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito mais louco que eu imaginava - isso que li uma versão "reduzida" dele, estilo infanto-juvenil, em inglês. E amei, é muito interessante e creepy ao mesmo tempo! Ótima resenha, essa edição está super bonita


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é super comentado e extremamente doido, né? Amei demais sua resenha, a apresentação desse livro tá linda! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca li o livro, porque não é o tipo de leitura que me agrada. Mas já assisti um filme sobre o Frankenstein.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita preguiça de ler, raramente leio alguma coisa :/
    Mas gostei do seu post, deu vontade de sentar no sofá e ler essa história hehe!
    Ah, fiquei curiosa; que bandas você curte?

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. resenha boa é resenha com assunto que também é do meu interesse hahaha eu já li a versão ilustrada desse livrooo e amei demais... Mas, o que eu gostei mesmo foi dessa capa, viu?

    Sariandoporaii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Dos clássicos de terror da literatura só li o Médico e o Monstro, mas tenho Drácula aqui também. Frankestein é o que menos me aproximei, tanto por não curtir tanto ele quando os outros, mas acho que ele é uma pitada menos popular, é usado muito em referencias de diversas obras, desenhos etc, mas poucos vão atrás da obra original. Eu achei essa versão da Dark lindíssima, e ainda estou querendo muito ela <3

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  11. Antes de tudo preciso dizer o quanto eu fico feliz em ver uma blogueira que conheci há bastante tempo atrás ainda na ativa *O*
    Mas enfim, sobre o livro, eu também só conheço as histórias de filmes e desenhos sobre ele, e agora com as resenhas tô sabendo um pouco mais. Só leio elogios. E com uma edição maravilhosa dessa, a vontade de ler é enorme <3 Com certeza entrou pra minha lista de desejados. E eu amei a reflexão que colocaste ao final da resenha! Dá mais vontade ainda de ler.

    Beijos!
    Meu Outro Lado

    ResponderExcluir
  12. Uau, que linda essa capa, realmente tiveram um cuidado bacana!
    Eu adoro essa história, é maravilhosa! Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa.

    Preserve Suas Raízes
    Instagram - Facebook - Youtube

    ResponderExcluir
  13. É uma história super super interessante! Adorei a dica.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nossa amei demais a capa! Eu nunca tive muito interesse por Frankenstein, mas confesso que fiquei curiosa agora hahah beijos

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a dica e eis um livro que sou super curiosa para ler.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir